frases da escola

Vivemos atualmente em uma era digital, onde tudo é informatizado – eu sei que parece clichê começar um artigo com essa afirmação, porém realmente é fato incontestável que tudo a nossa volta está cada vez mais virtual – e a “briga” para digitalizar o conteúdo nas escolas já começou.

Existem muito prós e contras a respeito da tecnologia nas escolas, mas muitas vezes o que se faz é uma avaliação tendenciosa – seja contra ou a favor –, afinal, cada pessoa tem suas próprias experiências e concepções de mundo.

Mas vale ressaltar que a tecnologia tem muito a oferecer para a educação de crianças e jovens em desenvolvimento acadêmico, pois, quanto mais amplo seu mundo for, maior experiência e aprendizado você terá, e isso a internet pode proporcionar em larga escala.

Os jovens que nasceram – e nascerão – à partir desse momento da nossa história crescerão na era digital, não dá pra impedir isso, e priva-los de se desenvolver com algo que serão vitais para eles no mercado de trabalho é de uma tremenda falta de senso comum, isso é um fato.

Diante disso fica claro a importância da tecnologia para as atuais e futuras gerações. Porém, algumas práticas deve ser adotadas para que os benefícios não se tornem em malefícios – isso é o que mais preocupa os que são contra a tecnologia como auxiliadores no ensino.

 

tecnologia conquista

Contras da tecnologia em sala de aula

Os principais discursos que são contra o uso de tecnologia em sala de aula:

  • Alto custo de equipamentos, visto que suprir todos alunos de um instituição com aparelhos tecnológicos tem custos bastante elevados.
  • Desvio de atenção por parte dos alunos, já que terão acesso a: redes sociais; jogos; músicas; fotos; vídeos; etc. Assim terão um baixo nível de aprendizado, ou seja, o contrário da intenção principal.

Diante disso pode-se perceber que as alegações são coerentes, no entanto, tudo tem suas desvantagens, como um carro ou uma moto, por exemplo, que podem nos levar em qualquer lugar com extrema facilidade, mas nós corremos o risco de sofrer sérios danos caso algum imprevisto aconteça.

Então, é fato de que tudo tem seu risco, mas vários riscos podem ser prevenidos. Basta ver em quais pontos a tecnologia em sala de aula pode afetar o aprendizado e tentar eliminar ao máximo as chances disso acontecer.

 

inclusao de direito

Passos a serem adotados

As duas desvantagens eu já citei anteriormente. A do alto custo é bem relativo, pois, isso vai depender do interesse do governo com a qualidade do ensino, porém, a disponibilidade de verba também deverá ser levada em conta.

Então vamos focar no desvio de atenção por parte dos alunos.

Os procedimentos que podem ser tomados para eliminar a falta de foco do aluno é através:

  • Do monitoramento dos assuntos que ele acessa;
  • Suspensão de acesso a alguns websites. Como as redes sociais preferidas;
  • Suspensão da internet em determinadas atividades/exercícios;
  • Orientação individual com os alunos que sentem dificuldade no aprendizado;

Essas talvez não sejam todas, mas são as principais formas de garantir que a tecnologia contribua apenas positivamente para os estudantes.

Leave a Reply

Your email address will not be published.