tecnologia

Você já parou pra pensar no que significa tecnologia? Esse termo não está relacionado apenas aos aparelhos eletrônicos que nos rodeiam nos dias de hoje.

Basicamente, tecnologia é toda ferramenta, processo ou material utilizado através de determinado conhecimento para facilitar ou resolver problemas em nossa vida. E nós seres humanos somos mestres na criação de tecnologias, afinal, os homens das cavernas já utilizavam armas para caçar; carvão para pintar; peles de animais para se aquecer; etc.

A tecnologia na contemporaneidade ganhou ainda mais força depois da Revolução Industrial – que teve início no século XVIII.

Visando o aumento na produção – e o lucro, é claro – as indústrias europeias viram nas máquinas uma excelente alternativa para alcançar seus objetivos, ou seja, nesse contexto o fundamento básico da tecnologia é claramente explicito: ajudar a resolver o problema. E o problema era a produção em baixa escala. Então, pode-se perceber que a tecnologia, seja na era pré-história (antes do surgimento da escrita), seja no século XVIII, sempre teve os mesmos princípios.

Utilizar ferramentas para nos ajudar a resolver problemas está no nosso DNA, mas como é a nossa tecnologia nos dias atuais? Elas estão realmente ajudando?

É sobre isso que vamos falar nas próximas linhas. Então venha comigo e não perca nada.

Tecnologia hoje

Se pedirmos, a qualquer pessoa – seja mais velha ou não –, para dizer o nome de um aparato tecnológico, ela vai dizer algum aparelho eletrônico, ou seja, muito dificilmente vai dizer: roda ou garrafa, por exemplo.

Isso mostra que para a maioria de nós a tecnologia é apenas sinônimo de aparelhos eletrônicos. Não que isso seja um problema, mas reforça o fato de que esses aparelhos são o futuro da humanidade, pois, continuaram a evoluir e ajudar seus usuários.

Mas a um ponto que vale ressaltar: quando é que a tecnologia começa a atrapalhar?

Temos celulares, notebook’s, tablet’s e muito mais. Com eles podemos conversar com qualquer pessoa ao redor do mundo – utilizando a internet obviamente –, por exemplo. Mas eles oferecem mais do que isso.

Com esses aparelhos você pode: jogar; ver filmes; ler; ouvir música; postar fotos e vídeos; conversar com amigos e muito mais. Porém, com tantas possibilidades de nos manter entretidos, isso acaba tomando muito de nosso tempo, ou – em alguns casos – acaba nos prejudicando.

Malefícios que a tecnologia de hoje nos proporciona

Antes gostaria de dizer que a tecnologia causa inúmeros benefícios, porém, os malefícios existem e devem ser colocados em pauta.

Primeiro falemos sobre a segurança, pois, inúmeras pessoas tem seus dados roubados, que vão de fotos íntimas até a senha do cartão de crédito. Isso deixa claro que nada é seguro, afinal, até a NASA já foi invadida, então o cuidado redobrado ainda é pouco.

Outro ponto que vem afetando cada vez mais pessoas é a utilização por tempo prolongado de serviços da internet, seja Facebook, WhatsApp, jogos online, conteúdo adulto, etc.

Quem nunca ouviu falar de doenças – principalmente mentais –, términos de relacionamentos e brigas por causa do uso abusivo de algum desses serviços citados?

Tudo em grande quantidade prejudica, até mesmo água, beba mais que o necessário e verá seu fim.

Leave a Reply

Your email address will not be published.